A DEPRESSÃO RECORRENTE PODE AFETAR A MEMÓRIA 
HOME » ARTIGOS » A DEPRESSÃO RECORRENTE PODE AFETAR A MEMÓRIA

O transtorno depressivo maior é uma doença psiquiátrica muito comum e uma das principais causas de incapacidade ao redor do mundo. A busca das alterações anatômicas e dos potenciais mecanismos envolvidos no desenvolvimento desta doença é intensa. Dentre todas as estruturas subcorticais avaliadas, o hipocampo parece ser o mais afetado, isto é, ele perde células nervosas e suas funções falham. Qual a importância disto? O hipocampo é considerado a sede principal da memória, onde as memórias de curto prazo convertem-se em de longo prazo. Então, lesões ou reduções de suas células podem impedir que uma pessoa tenha novas memórias, isto é, aprenda adequadamente, permanecendo intactas somente as antigas, repetindo-se por causa da incapacidade usufruir e transformar o novo. Assustador! E as principais causas da diminuição do hipocampo são os episódios recorrentes de depressão e o início precoce (antes dos 21 anos). Para piorar, a resposta ao tratamento piora com os novos episódios.

Então, procure ajuda médica e psicológica se sintomas indicativos do transtorno depressivo maior como humor deprimido na maior parte do dia, acentuada diminuição do interesse ou prazer pelas atividades diárias, perda ou ganho significativo do peso sem fazer dieta, insônia ou sono excessivo, fadiga ou perda de energia, sentimentos de inutilidade, capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, pensamentos recorrentes de morte estiverem presente pelo menos durante duas semanas.

Fontes:

Schmaal L, Veltman DJ, van Erp TGM e cols. Molecular Psychiatry, 2015.

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5ª Edição, 2014.

 
 
EU TENHO UM SONO
SAUDÁVEL?
Conheça a qualidade de seu sono, realize gratuitamente um teste online. É fácil, rápido e sem a necessidade de cadastros!
 
 
 
 
CONVÊNIOS PARA POLISSONOGRAFIA
 
 
 
 
 
 
 LOCALIZAÇÃO
 
Av. Dr. João Guilhermino, 474
Salas 51 e 52
Edifício Office Tower - Centro
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12211-130
 
 
 INDIQUE NOSSO SITE
 
  
  
 
 CONTATO
 
clinicaalbertoremesar@hotmail.com
(12) 3941-2449
(12) 3913-2162
 
 REDES SOCIAIS
 
   
 
 
Todos Direitos Reservados - Clínica Dr. Alberto Remesar