A síndrome do esgotamento profissional (burnout syndrome) existe ou é um subtipo de depressão? 
HOME » ARTIGOS » A síndrome do esgotamento profissional (burnout syndrome) existe ou é um subtipo de depressão?

Atendo mais frequentemente pessoas com queixas de “estresse grande, nervosismo, choro, falta de ânimo, irritação, tristeza, pensamentos de morte” relacionadas ao tipo e ambiente de trabalho no pronto socorro do hospital que no consultório. O diagnóstico é de depressão ou de esgotamento profissional (burnout)?

O termo burnout foi cunhado pelo psicólogo Herbert Freudenberg em 1974 para descrever um tipo de estresse psicológico caracterizado pela exaustão, falta de entusiasmo e motivação, sentimento de inefetividade, frustração ou cinismo. Estes sintomas resultam em redução da eficácia no local de trabalho. Os profissionais mais atingidos são os assistentes sociais, enfermeiros, professores, advogados, engenheiros, médicos, atendentes ao clientes e policiais. Acredita-se que sejam mais atingidos pelo alto estresse no ambiente de trabalho e as exigências emocionais do tipo de trabalho que exercem. O diagnóstico “pegou” e foi incluído na décima revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) com o código Z73.0 (esgotamento). No entanto, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5) não a reconhece como um transtorno.

Apesar dos psicólogos Freudenberger e North terem dividido teoricamente o processo do burnout (esgotamento) em doze fases, sendo a penúltima duas últimas a depressão e a última a síndrome do esgotamento profissional, estudos recentes colocam em dúvidas se essa síndrome existe ou se é apenas uma etapa ou um tipo de depressão.

Alguns dos tratamentos indicados podem incluir o afastamento temporário ou definitivo do trabalho, a psicoterapia, o uso de ansiolíticos e/ou de antidepressivos em doses baixas, o uso de cortisol em doses muito baixas, a suplementação alimentar.

Fontes:

Bianchi R, Schonfeld IS, Laurent E. Frontiers in Public Health, 3(158), 2015.

Kakiashvili T, Leszek J, Rutkowski K. Int J Occup Med Envirom Health, 26(3): 401-12, 2013.

Wikipedia: Occupational burnout.

Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10).

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5).

Palavras-chave: síndrome do esgotamento profissional, burnout syndrome, depressão.

 

 
 
EU TENHO UM SONO
SAUDÁVEL?
Conheça a qualidade de seu sono, realize gratuitamente um teste online. É fácil, rápido e sem a necessidade de cadastros!
 
 
 
 
CONVÊNIOS PARA POLISSONOGRAFIA
 
 
 
 
 
 
 LOCALIZAÇÃO
 
Av. Dr. João Guilhermino, 474
Salas 51 e 52
Edifício Office Tower - Centro
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12211-130
 
 
 INDIQUE NOSSO SITE
 
  
  
 
 CONTATO
 
clinicaalbertoremesar@hotmail.com
(12) 3941-2449
(12) 3913-2162
 
 REDES SOCIAIS
 
   
 
 
Todos Direitos Reservados - Clínica Dr. Alberto Remesar