CPAP: o melhor ou o pior tratamento da apneia obstrutiva do sono? 
HOME » ARTIGOS » CPAP: o melhor ou o pior tratamento da apneia obstrutiva do sono?

O CPAP (continuous positive airway pressure), ou aparelho de pressão positiva e contínua em vias aéreas, é considerado o melhor tratamento da síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono. Pelos dados divulgados sobre sua utilização regular (adesão) ao longo dos anos, a maioria dos usuários decide parar de usá-lo – um dos últimos estudos sobre o assunto mostrou que apenas 38,3% ainda o usavam depois de um mês (Salepci e cols., 2013). Ou seja, contra todas as evidências clínicas e estudos sobre seus benefícios, ele não é considerado um bom tratamento da apneia do sono.

Desde a abertura da clínica e do laboratório do sono em São José dos Campos (SP), decidi em associação com a fisioterapeuta Ana Cláudia que implantaríamos a experiência espanhola bem sucedida de apresentar o CPAP e treinar os futuros usuários na noite da polissonografia com o uso do equipamento. Funcionou, já que o “nervosismo em respirar com a máscara” e outros possíveis problemas eram solucionados enquanto permaneciam acordadas e usavam “a máscara” (CPAP) sob supervisão, já que praticamente cem por cento delas terminava o exame. Ou seja, a primeira impressão, aquela que fica, era positiva. Depois, decidimos criar o “Clube do CPAP”, mas essa é outra história.

Não disponho do número de pessoas que tiveram esse primeiro contato com o CPAP na clínica e continuaram a usá-lo. Mesmo em relação aos nossos clientes, além das recomendações sobre o uso contínuo e as reavaliações, procurei não interferir em demasia sobre isso, já que a liberdade de escolha é fundamental. Conversei recentemente com a Dra. Ana sobre essa dificuldade. A impressão dela: o trabalho que realizamos desde o início (protocolo “Clínica do CPAP”) funciona; a adesão ao uso está aumentando porque as pessoas (usuários e familiares) estão obtendo mais informações sobre o ronco, a apneia do sono e o CPAP; os profissionais/consultores que vendem os equipamentos têm mais experiência e informações adequadas; os equipamentos são menores, mais silenciosos, e os acessórios, principalmente as máscaras, estão melhorando continuamente.

Acredito que com a indicação adequada do CPAP, a primeira boa impressão e o acompanhamento próximo da primeira à quarta semana de uso, a melhora contínua da qualidade dos equipamentos e de seus acessórios e a revisão periódica para solucionar problemas de uso e clínicos aumentará a adesão dos atuais e futuros usuários do CPAP.

Fonte: Salepci B, Caglayan B, Kiral N e cols. Respir Care 58(9): 1467-73, 2013.

 

 
 
EU TENHO UM SONO
SAUDÁVEL?
Conheça a qualidade de seu sono, realize gratuitamente um teste online. É fácil, rápido e sem a necessidade de cadastros!
 
 
 
 
CONVÊNIOS PARA POLISSONOGRAFIA
 
 
 
 
 
 
 LOCALIZAÇÃO
 
Av. Dr. João Guilhermino, 474
Salas 51 e 52
Edifício Office Tower - Centro
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12211-130
 
 
 INDIQUE NOSSO SITE
 
  
  
 
 CONTATO
 
clinicaalbertoremesar@hotmail.com
(12) 3941-2449
(12) 3913-2162
 
 REDES SOCIAIS
 
   
 
 
Todos Direitos Reservados - Clínica Dr. Alberto Remesar