Atualmente, deparo-me com várias crianças com o diagnóstico de “hiperatividade” e muitos pais chegam à consulta com esse rótulo: “meu filho é hiperativo”.
A criança com privação de sono apresenta inquietação, irritabilidade, déficit de concentração, comportamento opositor e isso pode ser devido a um distúrbio respiratório do sono (ronco) ou poucas horas de sono por um quadro de insônia comportamental.
A Academia Americana de Pediatria preconiza que toda criança com diagnóstico de hiperatividade seja avaliada quanto ao diagnóstico de distúrbio de sono.
Portanto, observe o sono do seu filho com especial atenção ao padrão respiratório (nasal ou bucal); ronco e apneia do sono (paradas respiratórias durante o sono); rotina e horas de sono; despertares durante a noite.
Horas de sono por faixa etária:
- Recém-nascidos a 3 meses: 16 horas/dia;
- 3 meses a 1 ano: 12-14 horas/dia (incluindo as sonecas do dia);
- 1 a 3 anos: 12 horas/dia (incluindo as sonecas do dia);
- 3 a 6 anos: 10-12 horas/dia;
- 6 a 12 anos: 9-10 horas/dia.
Dra. Elitânia Marinho Pontes.
Palavras-chaves: hiperatividade, infância, privação do sono, inquietação, irritabilidade, comportamento opositor, déficit de concentração, impulvividade, ronco, apneia do sono, respiração bucal, insônia comportamental, horas de sono de bebês e crianças.
|