Prevenção ao suicídio: mitos sobre o suicídio 
HOME » ARTIGOS » Prevenção ao suicídio: mitos sobre o suicídio

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou no relatório “Prevenção do suicídio, um imperativo global” (2014) os principais mitos sobre o suicídio:

1- “Quem fala sobre suicídio não tem intenção de cometê-lo”.  Essas pessoas podem estar pedindo ajuda ou apoio e um número significativo delas podem ter ansiedade, depressão e sentir-se desesperançadas para considerar outras opções.

2- “A maioria dos suicídios ocorrem repentinamente, sem avisos prévios”. Mesmo que algumas pessoas tenham agido dessa maneira, no entanto, a maioria delas deu avisos de advertência verbais ou comportamentais.

3- “O suicida está decidido a morrer”. Não, o comportamento do suicida pode ser ambivalente em relação à vida e à morte. Pode agir impulsivamente na tentativa de matar-se, mas, ao fazê-lo, se puder, escolherá continuar vivendo. Por isso, o apoio emocional no momento adequado poderá prevenir o suicídio.

4- “Quem tentou o suicídio uma vez, sempre tentará”. O maior risco de suicídio costuma ter curta duração e depende de uma situação específica. Ainda que os pensamentos para se matar voltem, não são permanentes. Mesmo quem os teve e tentou o suicídio diversas vezes, essa pessoa poderá viver depois durante muitos anos.

5- “Somente as pessoas com transtorno mentais são suicidas”. O comportamento suicida mostra que a pessoa está extremamente infeliz, mas não que tenha necessariamente um transtorno mental. Muitas pessoas com estes transtornos não apresentam um comportamento suicida, e nem todas que cometeram o suicídio tinham um transtorno psiquiátrico.

6- “Falar sobre o suicídio é uma ideia ruim, pois pode ser interpretado como um estímulo”. Devido ao enorme estigma que cerca o suicídio, a maioria das pessoas com esses pensamentos não sabe com que conversar sobre isso. Ao contrário do que se imagina, conversar sem rodeios sobre o suicídio pode fazê-la acreditar em outras opções ou dar tempo para que possa refletir se realmente quer se matar, e até desistir de fazê-lo.

Fonte: OMS, 2014.

 

 
 
EU TENHO UM SONO
SAUDÁVEL?
Conheça a qualidade de seu sono, realize gratuitamente um teste online. É fácil, rápido e sem a necessidade de cadastros!
 
 
 
 
CONVÊNIOS PARA POLISSONOGRAFIA
 
 
 
 
 
 
 LOCALIZAÇÃO
 
Av. Dr. João Guilhermino, 474
Salas 51 e 52
Edifício Office Tower - Centro
São José dos Campos - São Paulo
CEP: 12211-130
 
 
 INDIQUE NOSSO SITE
 
  
  
 
 CONTATO
 
clinicaalbertoremesar@hotmail.com
(12) 3941-2449
(12) 3913-2162
 
 REDES SOCIAIS
 
   
 
 
Todos Direitos Reservados - Clínica Dr. Alberto Remesar